Conheça a Mindfulness e aprenda a se concentrar no presente

Conheça a Mindfulness e aprenda a se concentrar no presente

 Na maioria das vezes, realizamos nossas ações do dia a dia no piloto automático, sem nos darmos conta do que está acontecendo ao nosso redor, com nossos pensamentos, corpo e vida. Quando esquecemos onde deixamos um objeto, quando não lembramos o que comemos no almoço, estamos no piloto automático, não dando atenção necessária ao presente, o que pode causar mais estresse, ansiedade e depressão.



A meditação pode ajudar a manter a mente ativa, com ela você consegue mais concentração, criatividade, organização, desenvoltura na comunicação, desempenho no trabalho, alívio de estresse, depressão e ansiedade, e tem melhor relação com o alimento e controle do peso.


Estar mais presente mentalmente, pode trazer mais felicidade, mas como conseguir ficar atento à vida, com a correria e agitação do dia a dia? É aí que entra a técnica mindfulness.

Rita Kawamata, instrutora de mindfulness na Assertiva Mindfulness, explica que a técnica consiste em direcionar a atenção no momento presente de forma consciente e determinada, auxiliando no desenvolvimento mental e na manutenção sadia do corpo.



Confira algumas dicas da profissional para praticar a mindfulness:



Comece ao acordar

Quando levantar lembre-se de um motivo para sorrir: “podemos trazer um bom estado mental mesmo antes de iniciar as atividades do dia”.



Saia do piloto automático


Mude a forma que faz as coisas do dia a dia para cultivar a presença, a atenção e treinar sua mente para coisas novas. Mude o caminho que costuma fazer, escolha um prato diferente do que o costume, mude sua rotina!



Aprenda a ouvir

Para treinar uma escuta atenta e empática, procure apenas ouvir as pessoas sem interrupção durante uma conversa.



Respire

A respiração ajuda afastar a ansiedade e melhora a concentração, Rita Kawamata explica que a respiração está sempre disponível para ajudá-lo a voltar para o momento presente, percebendo seu corpo.



Livre-se de julgamentos


Tente parar com os julgamentos, reclamações e críticas, isso ajuda a reconhecer as coisas como elas são, e assim ficamos com a mente mais positiva e relaxada.



Mantenha-se presente no seu corpo


A profissional recomenda que é importante trazer atenção para o próprio corpo. “Aproveite para exercitar a equanimidade, acolhendo tanto as sensações boas como as neutras e as desagradáveis com a mesma curiosidade”, completa.



Uma coisa de cada vez


O nosso cérebro se concentra em uma coisa de cada vez, por isso fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo faz com que o foco fique se alternando, gastando mais energia e mais tempo.